Índice
Introdução
As doenças de pele que coçam são comuns e podem afetar pessoas de todas as idades. Por isso, é tão importante identificar a causa do sintoma. Afinal, o tratamento varia dependendo do problema de saúde subjacente.
A coceira na pele também pode ser causada por várias condições, incluindo alergias, infecções, inflamações e distúrbios autoimunes. Abaixo listamos as principais doenças que possuem este sintoma. Confira quais são!
O Que é Coceira?
É uma sensação incômoda na pele que leva a um desejo constante de coçar a área afetada. Ela pode ser causada por predisposição genética, exposição repetida a alérgenos, sistema imunológico enfraquecido, entre outros fatores.
A coceira também pode ser acompanhada de outros sintomas, como:
- Irritação.
- Vermelhidão.
- Inchaço.
- Pequenas bolhas.
Quando o sintoma é intenso, a pessoa pode coçar a pele até que fique ferida, o que pode levar a uma infecção secundária. Quanto ao tratamento, ele depende da causa subjacente, por isso, deve ser diagnosticado por um dermatologista.
Principais Doenças de Pele que Coçam
As doenças de pele que coçam podem ser bastante incômodas e afetar a qualidade de vida das pessoas. Conheça abaixo algumas delas:
Dermatites
A dermatite é uma inflamação da pele que pode ser causada por diversos fatores, como alergias, infecções e estresse. Além da coceira, essa condição também pode apresentar vermelhidão, descamação e bolhas.
É importante ressaltar que existem diversos tipos de dermatite. Por isso, listamos as três que mais levam pessoas a um consultório dermatológico.
Dermatite de Contato
Essa é uma das causas mais comuns de coceira. Trata-se de uma reação da pele a uma substância que entrou em contato com ela. As substâncias incluem detergentes, sabões, metal, maquiagem, plantas e mais.
Já os sintomas incluem coceira, vermelhidão, bolhas e descamação. É importante identificar a causa, para evitar contato físico, que pode piorar a pele.
Dermatite Atópica
Esta é uma doença de pele crônica e geralmente começa na infância. Esse tipo é mais comum em pessoas com histórico familiar de alergias e asma. Os sintomas incluem coceira intensa, vermelhidão, pele seca e descamação.
A dermatite atópica não tem uma causa definitiva, mas, estudos indicam que seja uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como o clima.
Dermatite Seborreica
Esta condição faz parte da lista de doenças de pele que coçam e afeta principalmente o couro cabeludo e o rosto. Ela é caracterizada por escamas brancas ou amarelas no corpo, em partes cobertas por pelos.
A causa não é definitivamente conhecida, mas, pode estar associada a uma infecção fúngica ou a um excesso de funcionamento das glândulas sebáceas.
Escabiose
A escabiose, conhecida popularmente como sarna, também faz parte da lista de doenças de pele que coçam. Causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, a condição é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com a pele infectada.
Alergias
As alergias são outra causa comum de coceira na pele e podem ser origem de inúmeros problemas, o que exige investigação médica. A urticária, por exemplo, é um tipo de reação alérgica que causa coceira intensa e erupções cutâneas.
Picada de Mosquito
As picadas de mosquito não chegam a ser uma das doenças de pele que coçam. No entanto, essa é uma das causas que mais levam pessoas ao consultório de um dermatologista por coceira na pele, principalmente no verão. Nesses casos, o alívio pode ser obtido com o uso de pomadas antialérgicas e anti-inflamatórias.
Micoses
As micoses são infecções causadas por fungos e podem atingir diversas partes do corpo, inclusive a pele. Quando ocorrem, causam coceira, pele avermelhada e descamativa.
Os lugares mais comuns para o aparecimento de micoses são os pés, as unhas e a virilha, por serem regiões mais úmidas. Já o tratamento da micose inclui o uso de cremes e pomadas antifúngicas prescritos por um dermatologista.
Doenças Crônicas
Algumas doenças crônicas também podem causar coceira na pele. Entre as mais conhecidas, estão:
- Psoríase: causa descamação e vermelhidão na pele.
- Eczema atópico: afeta principalmente crianças e causa coceira intensa.
Pitiríase Rósea
A pitiríase rósea também é uma das doenças de pele que coçam. Ela é caracterizada pelo surgimento de manchas vermelhas com pequenas escamas brancas. Sua causa ainda é considerada desconhecida, porém, há tratamento para aliviar os sintomas, que incluem o uso de cremes com corticoides.
Rosácea
A rosácea é uma doença crônica que afeta a face e se caracteriza por vermelhidão, inchaço, formação de pústulas e coceira. As causas dessa doença ainda são desconhecidas, mas alguns fatores podem servir como gatilho. São eles:
- Ingestão de bebidas alcoólicas.
- Exposição ao sol.
- Mudanças climáticas.
- Alimentos picantes.
Nesse sentido, o tratamento da rosácea inclui o uso de medicamentos tópicos e orais prescritos por um médico dermatologista.
Importância do Diagnóstico Correto
O diagnóstico das doenças de pele que coçam geralmente envolve exames. Por isso, é importante realizá-lo com um dermatologista capacitado e de confiança.
Na Clínica Dr. Amilton Macedo, você encontra especialistas que atuam com diversos tratamentos dermatológicos e que podem te ajudar a se livrar de coceiras indesejadas sem prejudicar a sua pele!
Entre em contato através do nosso WhatsApp ou se preferir, preencha o formulário de contato.
Tratamento Indicado
O tratamento para as doenças de pele que coçam varia de acordo com a causa, ou seja, com o motivo que gerou a coceira.
Em muitos casos, o tratamento envolve o uso de medicamentos, como corticoides, antibióticos ou anti-histamínicos. Confira abaixo detalhes sobre cada opção de tratamento para as doenças de pele que coçam!
Corticoides
Os corticoides são usados para reduzir a inflamação e a coceira. Eles podem ser aplicados topicamente ou administrados por via oral.
No entanto, é importante lembrar que seu uso prolongado pode levar a efeitos colaterais, como afinamento da pele e aumento do risco de infecções.
Portanto, esse tipo de tratamento merece acompanhamento médico frequente para saber o momento exato de interrupção do tratamento.
Antibióticos
Já os antibióticos são usados para tratar infecções bacterianas que podem estar causando a coceira.
Eles podem ser administrados por via oral ou aplicados topicamente, dependendo da gravidade da infecção. Procure um dermatologista antes de utilizar, pois os antibióticos devem ser indicados por um profissional especializado.
Anti-histamínicos
Os anti-histamínicos também são usados para reduzir a coceira e a inflamação associadas a reações alérgicas. Podem ser aplicados topicamente ou utilizados por via oral. Também precisam ser indicados através de uma consulta dermatológica profissional.
Prevenindo a Coceira
Além dos medicamentos, outras medidas podem ser tomadas para aliviar a coceira. Confira algumas delas:
- Mantenha a pele limpa e hidratada.
- Evite produtos químicos irritantes.
- Use roupas leves e respiráveis.
- Evite o contato com substâncias que possam estar causando a coceira.
Ainda que as doenças de pele que coçam estimulem o rash da pele, é primordial evitar coçar. Isso porque, essa situação pode gerar feridas que, se infeccionadas, podem gerar problemas maiores na pele.
Conclusão
As doenças de pele que coçam podem ser bastante incômodas e afetar significativamente a qualidade de vida da pessoa. Existem diversas causas para a coceira na pele, desde condições simples até doenças mais complexas.
É importante lembrar que, em alguns casos, as doenças de pele que coçam podem sintomas de uma condição mais grave. Por isso, é fundamental consultar um dermatologista caso a coceira persista ou se intensifique.
ESPECIALISTA EM PELE, REJUVENESCIMENTO E REMODELAGEM CORPORAL
Expert em Beleza Natural com mais de 30 anos de Atuação no Mercado.
Formado em Medicina Preventiva, Dermatologia, Nutrologia, Tricologia e Oxidologia.
Reconhecido pelo seu excelente trabalho desenvolvido durante os 30 anos de carreira e por trabalhar com tecnologias avançadas para reduzir os efeitos do envelhecimento cutâneo, além de ser especializado em remodelagem corporal.
Em constante atualização, está sempre acompanhando os avanços mundiais nos campos de Medicina Preventiva, Dermatologia e Cosmiatria.
Membro da Seguintes Instituições:
American Academy of Dermatology
Colégio Íbero-Americano de Dermatologia
American Academy of Anti-Aging Medicine
Academia Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica Cirúrgica
International of Academy Cosmetic Dermatology
International Association of Esthetic Medicine
Academia Brasileira de Medicina Anti-envelhecimento
Sociedade Brasileira de Laser em Cirurgia e Medicina Estética
Associação Médica Brasileira de Oxidologia
- Tratamentos de Rejuvenescimento: As Tecnologias Mais Avançadas para o Rejuvenescimento Facial - 13 de setembro de 2024
- Setembro Amarelo e a Relação Entre Saúde Mental e Saúde da Pele - 6 de setembro de 2024
- Peelings Químicos: Quando e Como Fazer - 30 de agosto de 2024