O avanço da idade, além de experiência, também traz o envelhecimento facial. Afinal é uma ação inevitável que mexe com a autoestima e beleza das mulheres. Por isso, esse problema faz com que as pacientes estejam sempre em busca de novos procedimentos e tratamentos para combater os sinais da idade. A flacidez facial é um dos principais fatores que mexem com a autoestima, bem como um dos mais comuns.
Com o avanço da idade, as fibras de sustentação da pele, colágeno e elastina, são produzidas em menor quantidade. Além disso, sofrem com os agentes externos ao organismo como, por exemplo, alimentação, exposição solar e alterações hormonais.
A condição na face se deve a três principais fatores. Entre eles estão, principalmente, a perda de colágeno e elastina, perda da gordura do rosto que permite a sustentação e perda do tônus por conta da atrofia muscular.
Para prevenir, ou então combater a flacidez facial, a dermatologia estética desenvolveu tratamentos específicos para cuidar da beleza e autoestima das mulheres.