fbpx

Estrias

As estrias são grandes incômodos para homens e mulheres. Trata-se de cicatrizes formadas por conta do rompimento de fibras elásticas e colágenas, geradas por um estiramento da pele em algum momento da vida. Sobretudo por conta de gravidez, ganho de peso, aumento dos seios com implante de próteses mamárias ou uso de anabolizantes.

As marcas podem parecer devido a fatores genéticos e hormonais que afetam o corpo e organismo de cada indivíduo.

 

Veja também:

 

As fibras diminuem a densidade da derme e epiderme. Por isso, formam as lesões que consistem em linhas vermelhas, arroxeadas ou esbranquiçadas. Elas podem aparecer em áreas como, por exemplo, flancos, glúteos, coxas, seios e no abdômen.

As marcas podem não apresentar nenhum tipo de sintoma ou incômodo para a saúde. Mas podem arder e coçar em alguns casos, além de mexer com autoestima de homens e, principalmente, das mulheres.

estrias

Tipos

As estrias podem ser de dois tipos: novas e antigas. As lesões mais recentes se desenvolvem na coloração roseada e arroxeada. Dessa forma, podem apresentar coceira por conta de um processo inflamatório.

Já as mais velhas são brancas e, como já causaram a atrofia das fibras colágenas e elásticas, não existe nenhum tipo de processo inflamatório. Nos casos de pessoas com pele negra, as estrias são um pouco mais escuras do que o próprio tom da pele.

Tratamento

No caso das estrias novas, ao notá-las aparecendo no corpo é recomendado buscar um profissional qualificado para, enfim, dar início ao tratamento mais adequado.

O dermatologista irá identificar as características de cada lesão para então selecionar qual a melhor técnica para cada caso. Apesar de ser possível trata-las ainda não existe cura para esse problema, mas o aspecto da região fica mais bonita e saudável.

Quanto antes procurar um médico especializado melhor será o resultado, pois as estrias recentes são mais fáceis de serem tratadas do que as antigas.

O tratamento pode ser feito com cremes tópicos ou aplicação de laser, em que o paciente sente um pequeno incômodo durante o procedimento quando o equipamento aumenta a temperatura da pele promovendo a estimulação de colágeno.