fbpx

Menopausa

A menopausa é o período fisiológico que acontece após a última menstruação do corpo feminino. Nesta fase se encerram tanto os ciclos menstruais quanto os ovulatórios. O que muito confunde as pessoas é que a menopausa só começa a ser contada a depois de um ano do último fluxo menstrual. Já que, durante esses meses, a mulher pode voltar a menstruar ocasionalmente até parar por completo.

 

Veja também:

 

A transição que a antecede é o climatério, período em que há a passagem da fase reprodutiva para a não reprodutiva. Em resumo, quando o organismo para de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. Não há idade pré-determinada para acontecer, pode variar de mulher para mulher, mas a média está entre quarenta e cinco anos e cinquenta e cinco.

 

Sintomas de menopausa

 

Durante o climatério é comum as mulheres sentirem sintomas físicos e comportamentais. Os principais são ausência da menstruação, secura vaginal, ondas de calor intensos e insônia. Além disso, ocorre redução do desejo sexual, de atenção e memória, osteoporose e depressão.

O mais indicado é que a mulher faça consultas e visitas frequentes ao ginecologista para acompanhar regularmente essa fase. Assim como de cardiologista e psicólogo. Por conta das alterações no metabolismo pode haver aumento do nível de colesterol e ganho de peso.

menopausa

O método mais eficaz para tratar a menopausa é a reposição hormonal. Pois traz de volta para o corpo os hormônios que deixam de ser produzidos, progesterona e estrogênio, a fim de amenizar os sintomas.

Outra opção é o uso de pílulas anticoncepcionais, em que a mulher as toma durante três semanas e faz um intervalo de sete dias. A diferença está, de fato, na concentração dos hormônios. Na reposição hormonal é utilizado o estrogênio em doses mínimas para que a mulher se sinta bem. Já com a pílula o estrogênio sintético é ingerido para evitar a gravidez.

O tratamento pode variar de acordo com cada paciente. É necessário avaliar as condições físicas, pressão arterial para então optar pela melhor opção. Os resultados começam a aparecer após um mês do início.