fbpx

Foliculite

A foliculite é uma condição que se assemelha com a acne. Mas trata-se de uma infecção é causada por uma bactéria que começa nos folículos pilosos. Assim, faz com que surjam bolinhas avermelhadas com pus na superfície da pele. A inflamação pode se originar de pelos encravados e, de acordo com o tipo de pele e da gravidade, pode coçar, doer e deixar cicatrizes.

 

Veja também:

 

Há casos em que o indivíduo já possui uma predisposição a apresentar esse tipo de doença. No entanto, alguns fatores podem agravar ainda mais a situação como, por exemplo, calor, roupas muito justas e o contato com lâminas. Por isso, regiões que são depiladas desenvolvem mais frequentemente a foliculite. O excesso de oleosidade na pele, imunidade baixa e muito tempo entre os banhos também pode desencadeá-la.

foliculite

Tipos

A foliculite pode ser apresentar em duas formas: superficial ou profunda. No caso da superficial, as espinhas avermelhadas podem ter pus ou não, a área fica um pouco sensível e com leve coceira. Mas, quando esse tipo de inflamação chega aos níveis mais fundos da pele, pode-se desenvolver o furúnculo. Nesse caso, o pus amarelo aparece com sensibilidade e dor intensa na região.

Os locais mais comuns para o surgimento são couro cabeludo, rosto, pescoço, axilas, virilha, nádegas e pernas.

Tratamentos

O recomendado é que, no caso de o paciente sentir qualquer um dos sintomas citados, procure um profissional qualificado para realizar o diagnóstico. Assim como para indicar os medicamentos e tratamentos para cada caso, de acordo com o tipo de pele.

Podem ser prescritos antibióticos, via oral ou em formato de creme, para ser passado na região, cosméticos com propriedades esfoliantes e com calmantes ou hidratantes.

É importante se prevenir em relação a essa condição, para isso não tenha contato com produtos químicos (os de limpeza, por exemplo), higienizar bem as mãos quando tiver poeira ou sujeira no ambiente, além de evitar banhos muito quentes e usar roupas confortáveis.