Eczema
Nesse sentido, as pessoas com a pele mais seca e sensível, ou então com o sistema imunológico deteriorado, têm maior chance de desenvolver a doença.
A eczema está presente, principalmente, nas crianças. Pois não estão com a pele totalmente formada e, por isso, são naturalmente mais sensíveis.
Os principais sintomas da doença variam de acordo com o tipo. Mas, em geral, são coceira, bolhas, inchaço, descamação, crostas e feridas.
Até então, as causas não são totalmente esclarecidas. No entanto já se sabe que o fator genético está diretamente ligado à presença da doença no organismo. Além disso, o contato com algum elemento por várias vezes também pode fazer a pele desenvolver esse problema.
Fale conosco agora e agende uma consulta para cuidar da sua saúde!
Tipos
- Eczema atópico: esse tipo da doença é hereditário e não tem as causas confirmadas. Está presente, na maioria dos casos, em crianças, gerando muita coceira e crises constantes. Porém, não é contagiosa;
- Eczema de contato: tem causas alérgicas e se desenvolve por substâncias que ficam em contato com a pele. Cerca de 6% da população desenvolve esse tipo da doença. Também não é contagioso.
Tratamento
O médico responsável irá fazer uma avaliação prévia das condições do paciente para então indicar o tratamento mais adequado para cada caso. De acordo com a gravidade e caso, no entanto, podem ser indicadas pomadas, antissépticos, hidratantes, imunomoduladores e até fototerapia com luz ultravioleta.
É importante, sem dúvida, que o indivíduo não se automedique e procure atendimento especializado para ter o diagnóstico correto, além de seguir o tratamento mais adequado.