Dermatite Seborreica
A dermatite seborreica, também conhecida como caspa ou seborreia, é uma inflamação da pele que causa descamação da região. É caracterizada pelo aparecimento de escamas amareladas e brancas, além de vermelhidão de áreas como couro cabeludo, face, sobrancelhas e orelhas.
Por conta do seu desdobramento, existe um preconceito ligado a sujeira, mas a seborreia não está ligada à falta de higiene, e sim a fatores internos do organismo de cada pessoa.
Aparecimento
A dermatite seborreica costuma surgir mais em homens do que em mulheres logo depois da adolescência. Mas existem casos bebês recém-nascidos. De fato não existe ao certo uma causa para esta doença. Pode estar ligada a problemas hormonais e ao estresse diário.
Os especialistas acreditam que, por estar presente em mais homens, o androgênio, hormônio ligado a produção de sebo, esteja relacionado ao problema.
Fale conosco agora e agende uma consulta para cuidar da sua saúde!
Sintomas
A caspa é o sintoma mais comum da dermatite seborreica, mas outros sinais podem aparecer, no couro cabeludo e em outras partes do corpo, para identificar a doença. Excesso de oleosidade, coceira, ardência, vermelhidão da área, queda de cabelo, escamas brancas e amareladas.
Nos casos mais graves podem aparecer por baixo dos fios de cabelos, placas inflamatórias, com prurido intenso e precisam de tratamento.
Tratamento
Não há exames específicos para detectar esse tipo de dermatite. O diagnóstico será feito pelo especialista, de acordo com o histórico do paciente e avaliação visual do problema.
Essa condição, por estar ligada à produção de sebo, é estereotipada como cabelo sujo e sujeira. Por isso, quando os pacientes descobrem a doença querem resolver o problema imediatamente.
A dermatite seborreica não tem cura definitiva, mas tem tratamentos focados no controle. Em alguns casos é possível a remoção total dos incômodos sintomas.
De acordo com a avaliação do dermatologista serão indicados produtos para utilização em casa.