fbpx

Acne

Pessoas de qualquer sexo e idade podem sofrer com a acne. Trata-se de uma doença de pele em que os folículos pilosos ficam obstruídos por células mortas e sebo. Assim, as bactérias geram a inflamação.

 

Veja também:

 

Surge, principalmente, durante o período da adolescência devido a produção dos hormônios. Nesse sentido, a incidência maior é na região do rosto, peito e costas com graus variados. Esse tipo de lesão danifica a pele com o aparecimento de espinhas e cravos, principais características da acne.

 

A acne em geral, com todas as suas variações, pode gerar uma série de complicações na vida de cada indivíduo. Pois pode causar cicatrizes e, dessa forma, certo sofrimento emocional.

 

Causas da acne

 

O ambiente ideal para a criação das bactérias da acne é a alta grande quantidade de sebo bem como a concentração de células mortas nos folículos pilosos. Assim, essas estruturas passam a ficar inchadas e inflamadas, acumulando pus, o que gera as espinhas. No entanto, se o folículo escurecer e se abrir, propicia-se o cravo.

acne

Tipos

A acne pode de desenvolver em diferentes tipos, de acordo com intensidade dos sintomas e período de vida:

 

  • Recém-nascido: bebês desenvolvem acnes por conta dos hormônios passados pela placenta da mãe antes do parto. Nesse caso, as lesões desaparecem sem qualquer tipo de procedimento.

 

  • Infantil: comum em crianças de 3 a 16 meses, causada por elevadas quantidades de hormônios. Não deixam cicatrizes e costumam sumir antes dos dois anos de idade.

 

  • Vulgar: é o tipo mais comum, surgindo em adolescentes e adultos. Aparecem principalmente na face, ombros, peito e costas. Os principais sintomas envolvem dor, coceira e irritação nas áreas afetadas pela doença.

 

  • Cística ou Conglobata: condição mais grave e rara, pois se desenvolve em grandes quantidades em várias áreas do corpo, sendo de difícil tratamento e podendo deixar cicatrizes.

 

  • Fulminante: em que a pessoa tem os mesmos sintomas da acne cística, mas com o agravamento de febre e dores musculares e ósseas.

Tratamento

Vários tratamentos podem ser utilizados para reduzir as cicatrizes geradas pela acne:

 

  • Peeling: o tratamento estimula a produção de colágeno na pele, descamando a pele e melhorando a sua textura.