fbpx

Celulite

A celulite é uma infecção bacteriana subcutânea, sendo a junção de gordura, toxinas das próprias células e de água. Esse acúmulo faz com que uma determinada célula fique desnivelada, se comparada com o restante da pele. Já que fica endurecida e com possíveis nódulos que se demonstram em forma de “furinhos”.

 

Veja também:

 

Apesar de não ser um problema de saúde grave, a condição mexe diretamente com a autoestima das mulheres. Por isso fazem de tudo para retirá-las do corpo, por deixaram a pele com aspecto de casca de laranja. É mais comum nas nádegas, em torno das coxas e no quadril.

Uma série de fatores pode desencadear a celulite como, por exemplo, o sobrepeso. Além disso, pessoas com excesso de gordura podem apresentar a condição. Mas, até mesmo mulheres com peso normal ou abaixo podem ter. Isso porque há um desequilíbrio entre a quantidade de massa muscular, gordura e ainda os hormônios femininos. Fatores externos como não praticar atividade física regular, alimentação não balanceada, estresse e cigarro também influenciam no aparecimento.

celulite

Tipos

A celulite é classificada de acordo com a presença de flacidez, número e a profundidade dos furinhos, aspecto das lesões e com os graus da antiga escala. Cada um desses itens recebe uma pontuação, que é somada, e mostram o grau da celulite em cada caso: leve recebe de 1 a 5 pontos, moderada – de 6 a 10 pontos e grave leva de 11 a 15 pontos.

Tratamento

A celulite só pode ser tratada com uma análise clínica detalhada feita por um dermatologista experiente. Cada tipo de técnica só pode ser realizada de acordo com o grau obtido no diagnóstico.

  • Radiofrequência: estimula a produção de colágeno. O tratamento utiliza um equipamento que emite radiação eletromagnética, aumentando a temperatura de pele, fazendo com que as moléculas fiquem agitadas. É um dos mais eficazes para cuidar da celulite, mostrando-se duradouro por fazer a reestruturação dos tecidos;
  • Lipocavitação: esse tratamento se baseia no uso do ultrassom para reduzir as marcas, além de diminuir a gordura localizada. O equipamento eleva a agitação celular, fazendo com que elas se rompam.