Nutrição
A partir disso e da rotina do paciente são elaboradas dietas para o consumo diário. Portanto, são levados em conta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos.
Não se trata apenas de perder peso. Mas, com uma alimentação regrada, é possível amenizar problemas de saúde, manter o bem-estar e o humor em dia. Além disso, previne futuras doenças.
Nutrição é uma especialidade que pode e deve ser consultada por pessoas de todas as idades. Crianças para combater a obesidade infantil, gestantes para fazer o controle nutricional adequado para o bebê, hipertensos e diabéticos para melhorar a saúde. Assim como os idosos, já que as alterações fisiológicas podem interferir diretamente na alimentação. Dessa forma, gera falta de apetite, dificuldade de digestão e até mesmo redução da absorção dos nutrientes ingeridos.
Fale conosco agora e agende uma consulta para cuidar da sua saúde!
Benefícios de uma boa nutrição
A alimentação regrada traz benefícios para a qualidade de vida e da saúde. De acordo com o Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), órgão internacional ligado às Nações Unidas, essas são as principais funções de uma boa alimentação para o organismo:
- Desenvolver, substituir e reparar células e tecidos;
- Produzir energia e manter o calor, de tal forma que possamos nos mover e trabalhar;
- Conduzir processos químicos no corpo, como a digestão;
- Proteger de infecções, manter nossa resistência às doenças e promover a cura.
É por meio da ingestão de comida balanceada que o corpo recebe nutrientes. Como, por exemplo, as vitaminas, sais minerais, carboidratos, gorduras e proteínas, sem os quais ele não funciona bem. Uma alimentação saudável e balanceada é o que vai fornecer ao organismo todos os nutrientes nas quantidades necessárias.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2015 mostraram que quase 60% da população brasileira está acima do peso ideal. Essas informações indicam que cerca de 82 milhões de brasileiros estão com o índice de massa corporal (IMC) acima de 25, o que significa obesidade ou sobrepeso.
Esses dados refletem a importância de um nutricionista. A visita regular a esse tipo de profissional, sem dúvida, é importante para qualquer pessoa, mas alguns grupos podem ser beneficiados com isso:
- Pessoas que sofrem de diabetes, têm pressão alta ou problemas cardiovasculares;
- Problemas digestivos;
- Quem passou ou vai passar por uma cirurgia bariátrica (redução de estômago);
- Mulheres grávidas ou que querem engravidar;
- Mães que estão amamentando;
- Adolescentes que apresentam distúrbios alimentares;
- Qualquer pessoa com excesso de peso, principalmente as crianças;
- Idosos ou cuidadores de idosos que necessitem de orientação;
- Atletas interessados em melhorar o desempenho;
- Qualquer pessoa interessada em ter uma alimentação balanceada e saudável.