fbpx

Infecção Urinária

A infecção urinária é um dos problemas mais comuns entre as mulheres, pois causa muito incômodo e desconforto. Suas principais características são intensa vontade de urinar, a ardência, sensação de urgência para urinar e, às vezes, sangramento.

Eventualmente, cerca de 30% das mulheres vão desenvolver infecção urinária leve ou grave em algum momento da vida. Isso porque a mulher tem cinquenta vezes mais chances de apresentar o problema do que o homem.

 

Veja também:

 

Especialistas acreditam que a recorrência desse tipo de problema se deve a anatomia da mulher. A vagina está localizada muito próxima ao ânus, enquanto a uretra feminina é mais curta do que a masculina. Por isso, esses fatores, juntos, facilitam que as bactérias do intestino contaminem a região anal até a bexiga. Quando a infecção se restringe a bexiga é chamada de cistite infecciosa.

 

Diagnóstico e tratamento de infecção urinária

 

Toda infecção urinária deve ser tratada adequadamente. Pois, no caso de não ser tratada, as bactérias podem subir pelo organismo e ir em direção ao rim, conhecido como pielonefrite. Trata-se de uma grave infecção que gera febre, dor nas costas e mal-estar. Contudo, em casos mais complicados pode vir a ser uma infecção generalizada.

Portanto, ao sentir qualquer um dos sintomas é recomendado que o paciente busque com urgência um especialista, a fim de evitar qualquer tipo de complicação. O diagnóstico é feito por meio do exame de urina e urocultura.

infecção urinária

Em geral, o tratamento é realizado com antibióticos, de curta ou longa duração, sendo dependendo de cada caso.

Para evitar a infecção urinária alguns passos podem ser seguidos rotineiramente:

  • Ingerir cerca de dois litros de água diariamente;
  • Não segurar a urina por longos períodos;
  • Urinar a cada três horas;
  • Urinar após as relações sexuais;
  • Higienizar corretamente a área após urinar ou defecar.

Apesar de parecer simples, a infecção urinária é um problema grave que pode gerar grandes complicações para a saúde.