fbpx

Verruga

Verruga é um tipo de sinal que surge na camada superficial da pele gerada pelo Papilomavírus Humano (HPV). Esse vírus faz com que ocorra um crescimento anormal das células. Desse modo, podem aparecer em diversos locais do corpo, rosto, pescoço, mãos, pés e até nos órgãos genitais.

A adolescência é, de fato, o período da vida mais comum para o surgimento, geralmente entre 12 a 16 anos.

 

Veja também:

 

Pode não parecer, mas a verruga é uma doença de pele contagiosa. Por isso, no caso de contato direto, podem ser transmitidas. Portanto, não encoste ou, se encostou, higienize bem as mãos e o local depois.

Elas são pequenos problemas, mas podem afetar diretamente a autoestima de quem as têm. Por isso a importância de tratá-las com um especialista.

verruga

Tipos

As verrugas podem se manifestar de cinco maneiras diferentes, por conta de variações do HPV e do local do corpo em que surgem.

  • Plana: surge no rosto, com coloração castanha ou amarela e são pequenas, com média de quatro milímetros.
  • Plantar: aparece na sola dos pés. É mais conhecida como olho de peixe, sendo pontinhos redondos e amarelos ou pretos.
  • Vulgar: costuma se desenvolver nos dedos das mãos e pés, próximo às unhas. Sua coloração pode ser esbranquiçada ou mesmo da cor da pele.
  • Filiforme: em sua maioria, surgem no rosto e pescoço, em pessoas com mais de sessenta anos, podendo ser avermelhadas ou rosa.
  • Genital: aparecem nos órgãos genitais masculinos e femininos.

Tratamentos

O diagnóstico da doença é feito por uma análise clínica realizada pelo próprio profissional no consultório, e com a prescrição de um exame de sangue para detectar a presença do HPV na corrente sanguínea.

 

No caso das crianças, as verrugas podem aparecer e desaparecer sozinhas com o tempo, mas no caso dos adultos é necessário realizar um tratamento específico que pode durar até dois anos.

 

Existem vários tratamentos caseiros, mas eles não têm eficiência comprovada. Portanto, o melhor a se fazer é buscar um dermatologista especializado.

 

A indicação mais comum para as verrugas é fazer a sua retirada, que pode ser feita por vários métodos dependendo do tipo e da escolha médica.