Verruga
A adolescência é, de fato, o período da vida mais comum para o surgimento, geralmente entre 12 a 16 anos.
Pode não parecer, mas a verruga é uma doença de pele contagiosa. Por isso, no caso de contato direto, podem ser transmitidas. Portanto, não encoste ou, se encostou, higienize bem as mãos e o local depois.
Elas são pequenos problemas, mas podem afetar diretamente a autoestima de quem as têm. Por isso a importância de tratá-las com um especialista.
Seu corpo e sua pele merecem o melhor e nós podemos lhe proporcionar!
Tipos
As verrugas podem se manifestar de cinco maneiras diferentes, por conta de variações do HPV e do local do corpo em que surgem.
- Plana: surge no rosto, com coloração castanha ou amarela e são pequenas, com média de quatro milímetros.
- Plantar: aparece na sola dos pés. É mais conhecida como olho de peixe, sendo pontinhos redondos e amarelos ou pretos.
- Vulgar: costuma se desenvolver nos dedos das mãos e pés, próximo às unhas. Sua coloração pode ser esbranquiçada ou mesmo da cor da pele.
- Filiforme: em sua maioria, surgem no rosto e pescoço, em pessoas com mais de sessenta anos, podendo ser avermelhadas ou rosa.
- Genital: aparecem nos órgãos genitais masculinos e femininos.
Tratamento
O diagnóstico da doença é feito por uma análise clínica realizada pelo próprio profissional no consultório, e com a prescrição de um exame de sangue para detectar a presença do HPV na corrente sanguínea.
No caso das crianças, as verrugas podem aparecer e desaparecer sozinhas com o tempo, mas no caso dos adultos é necessário realizar um tratamento específico que pode durar até dois anos.
Existem vários tratamentos caseiros, mas eles não têm eficiência comprovada. Portanto, o melhor a se fazer é buscar um dermatologista especializado.
A indicação mais comum para as verrugas é fazer a sua retirada, que pode ser feita por vários métodos dependendo do tipo e da escolha médica.