As doenças de unha são condições que podem se desenvolver em qualquer pessoa, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos. Nesse sentido, o paciente sente um incômodo quando elas começam a aparecer. Geram desde um simples desconforto estético até dores, problemas para mexer e utilizar as mãos ao realizar atividades rotineiras. No entanto, não há uma atividade de risco para contrair as doenças das unhas, mas é indicado se proteger. Isso é possível não utilizando utensílios compartilhados como, por exemplo, alicates e cortadores.
Veja também:
Além disso, as unhas podem mostrar hábitos pessoais, como a alimentação, e refletir a saúde de cada indivíduo.
Para não ter problemas mais graves é importante ter alguns cuidados, como mantê-las sempre limpas e secas para evitar a proliferação de bactérias, não roê-las e, em caso de unhas encravadas, evite ficar mexendo na área para não machucar. Nesse caso, procure um podólogo para resolver.
Para as mulheres que usam esmalte com frequência, o ideal é remover o esmalte velho um dia antes de passar outra cor. Isso permite que as unhas respirem, ficando mais fortes e menos quebradiças. Enquanto estiver com as mãos livres, utilize cremes específicos, massageando a superfície toda.