fbpx

Unhas

As doenças de unha são condições que podem se desenvolver em qualquer pessoa, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos. Nesse sentido, o paciente sente um incômodo quando elas começam a aparecer. Geram desde um simples desconforto estético até dores, problemas para mexer e utilizar as mãos ao realizar atividades rotineiras. No entanto, não há uma atividade de risco para contrair as doenças das unhas, mas é indicado se proteger. Isso é possível não utilizando utensílios compartilhados como, por exemplo, alicates e cortadores.

 

Veja também:

 

Além disso, as unhas podem mostrar hábitos pessoais, como a alimentação, e refletir a saúde de cada indivíduo.

unhas

Principais Doenças

  • Unhas fracas: apesar de simples, podem ser consideradas uma doença. Neste caso as unhas podem ficar quebradiças pelo contato com produtos químicos ou por falta de nutrientes no corpo. Para tratá-las, é indicada uma alimentação saudável e balanceada para repor vitaminas e nutrientes, além de utilizar bases fortalecedores.
  • Micose ou onicomicose: este é o tipo mais comum de doença de unha entre os brasileiros. A micose é causada por fungos que se depositam nas unhas pelo compartilhamento de objetos cortantes de manicures, pedicures e podólogos. Aqui a prevenção é fundamental, portanto, individualize seus utensílios.
  • Infecções fúngicas ou bacterianas: aqui a doença é transmitida diretamente pelo contato com utensílios já utilizados por outras pessoas. Peça para sua manicure ou pedicure esterilizar o material que usará em você, ou leve o seu próprio de casa.

Cuidados

Para não ter problemas mais graves é importante ter alguns cuidados, como mantê-las sempre limpas e secas para evitar a proliferação de bactérias, não roê-las e, em caso de unhas encravadas, evite ficar mexendo na área para não machucar. Nesse caso, procure um podólogo para resolver.

Para as mulheres que usam esmalte com frequência, o ideal é remover o esmalte velho um dia antes de passar outra cor. Isso permite que as unhas respirem, ficando mais fortes e menos quebradiças. Enquanto estiver com as mãos livres, utilize cremes específicos, massageando a superfície toda.