O melasma é um distúrbio que ocorre devido ao excesso de melanina presente em uma determinada área. Nesse sentido, caracteriza-se pela formação de manchas escuras na testa, bochechas, nariz, região logo acima dos lábios e o colo. Mas, em alguns casos, pode afetar a face toda.
Veja também:
As causas ainda não são totalmente esclarecidas, mas os médicos especializados acreditam que fatores como a alta exposição solar, distúrbios hormonais ou a predisposição genética podem contribuir para a condição. Além disso, o aparecimento do melasma é mais comum em mulheres de vinte a cinquenta anos.
Ao perceber qualquer tipo de mancha escura na pele é recomendado buscar um dermatologista especializado. Pois ele é quem indicará um tratamento específico que clareie a pele e amenize as marcas. Assim como irá sugerir métodos preventivos contra novas manchas.
O melasma é uma doença que não tem cura efetiva, mas pode ser controlada fazendo com que as manchas desapareçam. Dessa maneira, alguns cuidados devem ser tomados para evitar o aparecimento. Como, por exemplo, o uso de filtro solar, pois ele previne novas manchas. Manter o corpo hidratado também é importante.
Em caso de manchas já evidentes na pele, alguns tratamentos estéticos podem minimizar os efeitos, como: