fbpx

Remoção de cistos e verrugas

As verrugas mais comuns possuem aspecto arredondado, podendo ser únicas ou múltiplas. Elas formam placas que podem ser de difícil distinção de outros tipos de lesões. Na maior parte dos casos, a lesão de verruga é da cor da pele, sem ulceração ou crosta. No entanto, é um dos mais difíceis diagnósticos entre os tipos de câncer de pele.

 

Veja também:

 

Retirada de verrugas

 

Hoje, no mercado, existem diversas técnicas para fazer a retirada de verrugas. Nesse sentido, pode-se fazer curetagem, raspagem, com eletrocauterização, utilizar o laser ablativo, bem como o nitrogênio líquido, que age queimando a pele com o frio. Além disso, ácidos também podem ser usados para removê-las.

Antes de mais nada, o primeiro passo é diagnosticar a verruga em si. É uma lesão causada por um tipo de vírus, mas existem alguns subtipos que podem ser cancerígenos. Por isso, o cuidado e a rapidez para saber do que se trata. As verrugas na região genital devem ser investigadas quanto ao vírus causador.

É muito comum que crianças apresentem verrugas com mais frequência do que os adultos, mas no geral são benignas.

verruga

Esse tipo de condição se manifesta em quatro tipos: papulosas, planas, verrucosas e vegetantes. O tratamento sempre vai estar relacionado com o tipo e local em que está instalada, outro fator importante é a idade do paciente. O especialista realiza o tratamento escolhido no próprio consultório médico, com anestesia local. O procedimento mais utiliza é a aplicação de ácidos.

Fazer a remoção da verruga em casa, sem ter um diagnóstico médico adequado e sem estar em ambiente esterilizado é muito perigoso. O paciente, por não ter o conhecimento necessário, não saberá diferenciar qual o tipo de verruga, se é cancerígena ou não, podendo se prejudicar. Há também um alto risco de queimaduras, que podem acabar infecionando e se tornar cicatrizes. Em alguns casos, a verruga pode ir embora sozinha e curar a pele, mas o mais indicado é ao perceber qualquer tipo de alteração, procurar um dermatologista capacitado.