fbpx

Cirurgia Vascular

As varizes surgem nas pernas quando as veias que passam por elas ficam dilatadas e deformadas pelo sangue que não consegue retornar ao coração. Em sua fase inicial, as varizes aparecem avermelhadas por serem os vasinhos em sua forma original mais inchados do que o normal. No entanto, nos casos mais avançados podem se apresentar na cor azul e ainda saltam da pele. A presença das varizes apresenta outros sintomas além da estética prejudicada. As veias dilatadas causam dor, inchaço, sensação de cansaço e desconforto na região. De fato, as mulheres são as mais afetadas por essa condição, que se deve aos hormônios femininos – progesterona e estrogênio –, que enfraquecem os vasos e os dilatam. Além disso, a gravidez também pode influenciar o problema, já que o peso do bebê compromete a chegada do sangue. Entretanto, este problema pode ser solucionado por meio da cirurgia vascular.

 

Veja também:

 

Cirurgia vascular no diagnóstico e tratamento de vasos

cirurgia vascular

Ecodoppler

Este exame faz parte da propedêutica vascular de tal forma que auxilia o diagnóstico certo e a decisão terapêutica em determinadas doenças que afetam as veias e artérias. É uma das variedades do ultrassom comum, mas usa o doppler para verificar as ondas de fluxo e velocidade no interior dos vasos sanguíneos.

Espuma

Escleroterapia com espuma é um tipo de tratamento para eliminar completamente pequenos vasinhos e varizes. Dessa forma, a espuma é injetada dentro das veias que estão obstruídas, preenchendo completamente o espaço. A substância então causa alterações no interior da veia, chamada de esclerose. Por isso ela desaparece e os sintomas melhoram.

Prevenção de varizes

Existem uma série de hábitos diários que podem contribuir para a saúde das veias:

  • Manter as pernas elevadas no final do dia, para facilitar o retorno venoso;
  • Evitar o uso de salto alto por períodos prolongados;
  • Evitar excesso de peso e o sedentarismo;
  • Praticar atividades físicas como caminhar e subir escadas;
  • Consumir alimentos ricos em fibras e em vitamina C, como grãos, verduras e frutas cítricas;
  • Avaliar os riscos de optar pelo uso contínuo de pílulas anticoncepcionais.

Síndrome do viajante

É o nome dado a trombose venosa causada por viagens de longa duração. Pode causar, por consequência, uma embolia pulmonar, no qual há migração do coágulo formado nas veias da perna para a artéria pulmonar. Por isso, é recomendado o uso de meias elásticas para evitar qualquer tipo de complicação durante viagens longas.