O Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas em todo o mundo. Assim como o implante de próteses de silicone, a lipoaspiração é o procedimento mais solicitado. A técnica consiste na retirada do excesso de gordura localizada em determinadas áreas do corpo, tais como barriga, coxas, flancos, costas e braços.
Veja também:
Apesar de eliminar certa quantidade de gordura localizada, a lipoaspiração não tem como objetivo o emagrecimento. Sobretudo, a cirurgia é indicada para pacientes que estão próximas de atingir o peso ideal. Mas que apresentam a dificuldade em eliminar a gordura localizada de certas regiões.
Há uma quantidade ideal de gordura a ser retirada. Caso ultrapasse, pode colocar em risco a saúde do paciente.
Antes da cirurgia, o profissional vai recomendar alguns exames para avaliar o estado de saúde do paciente a fim de minimizar os riscos durante a cirurgia. Antes da operação é necessário ficar em jejum por oito horas.
O médico que irá realizar o procedimento pode optar por anestesia local, raqui ou geral. Tudo irá depender das áreas aspiradas e se haverá ou não associação com outra técnica cirúrgica. Essa união é cada vez mais comum, podendo ser realizadas no mesmo dia. Como, por exemplo, o implante de próteses de silicone ou abdominoplastia.
Para a associação, o médico fará uma avaliação pré-operatória para verificar se o paciente terá condições clínicas compatíveis ao tempo cirúrgico.
Portanto, pode-se esperar ter o contorno do corpo mais delineado e proporcional, sem excessos inadequados em locais específicos.
Os resultados podem ser vistos a partir de três meses da cirurgia, mas o sucesso efetivo depende muito dos cuidados tidos durante o período pós-operatório. Nesse sentido, as exigências feitas pelo especialista incluem repouso de, pelo menos, três dias; alimentação regrada e balanceada; uso de cinta por trinta dias; e sessões de drenagem linfática a partir do quarto dia após a operação.