A verruga genital é um dos tipos mais comuns das infecções sexualmente transmissíveis, é o papilomavírus humano (HPV) que a causa, e todos os indivíduos serão infectados em algum momento da vida. As mulheres são mais propensas e captar o vírus e desenvolver as verrugas do que os homens.
Esse tipo de verruga aparece nos tecidos úmidos da região genital, podendo ser pequenas como um pequeno caroço, ou grandes, assim como uma couve-flor, há casos que são tão pequenas que não é possível notar a olho nu.
Há mais de quarenta tipos diferentes de cepas de HPV que atingem especificamente essa área, e esse tipo é transmitido apenas por meio de contato sexual. Em muitos casos o sistema imunológico mata o vírus e o organismo não desenvolve nenhum sintoma da infecção.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde os fatores que aumentam as chances de infecção são:
Em mulheres, é comum que se cresça na vulva (parte externa), entre a vagina e o ânus, no canal anal e no colo do útero. No caso de sexo oral, pode-se desenvolver esse tipo de verruga na boca ou na garganta.
Caso o paciente sinta qualquer um dos sintomas citados é indicado procurar um ginecologista especialista para realizar exames, como o teste do HPV ou o Papanicolau para detectar a doença, e assim realizar o melhor tratamento para cada caso, que pode incluir medicamentos de uso tópico, para passar sob a região, ou até cirurgia para remover as verrugas maiores que não respondem aos remédios.