A infecção urinária é um dos problemas mais comuns entre as mulheres, causando muito incômodo e desconforto. Suas principais características são: intensa vontade de urinar, o tempo todo, a ardência, sensação de urgência para urinar e em alguns casos sangramento.
Aproximadamente 30% das mulheres vão desenvolver infecção urinária leve ou grave em algum momento da vida. A mulher tem cinquenta vezes mais chances de apresentar o problema do que o homem.
Especialistas acreditam que a recorrência desse tipo de problema se deve a anatomia da mulher, a vagina está localizada muito próxima ao ânus, e a uretra feminina é mais curta dos que a masculina. Esses fatores juntos facilitam que as bactérias do intestino contaminem a região anal até a bexiga. Quando a infecção se restringe a bexiga é chamada de cistite infecciosa.
Toda infecção urinária deve ser tratada adequadamente, no caso de não ser tratada, as bactérias podem subir pelo organismo e ir em direção ao rim, conhecido como pielonefrite. Trata-se de uma grave infecção, que gera febre, dor nas costas e mal-estar, em casos mais complicados pode vir a ser uma infecção generalizada.
Ao sentir qualquer um dos sintomas é recomendado que o paciente busque com urgência um especialista a fim de evitar qualquer tipo de complicação. O diagnóstico é feito por meio do exame de urina e urocultura.
Em geral, o tratamento é realizado com antibióticos, de curta ou longa duração, sendo dependendo de cada caso.
Para evitar a infecção urinária alguns passos podem ser seguidos rotineiramente:
Apesar de parecer simples, a infecção urinária é um problema grave que pode gerar grandes complicações para a saúde.