Cuide dos cabelos no inverno

26 jun Cuide dos cabelos no inverno

No verão há cuidados específicos que precisamos ter com os cabelos e no inverno não é diferente. A baixa temperatura faz com que tomemos banhos mais quentes e consequentemente o couro cabeludo perde o óleo natural, deixando os fios sem lubrificação e desprotegidos.

Com a retirada desse óleo natural, o cabelo fica com um aspecto ressecado e enfraquecido, podendo quebrar com mais facilidade e ter pontas duplas. Há casos em que o organismo repõe a oleosidade, deixando o cabelo com a aparência engordurada.

Nessas situações a ida a um tricologista é importante. São profissionais que cuidam da saúde do couro cabeludo e dos cabelos, diagnosticando problemas e distúrbios capilares e seus respectivos tratamentos. Exames como tricoscopia, tricograma ou fototricograma são mais específicos, recomendados por dermatologistas de acordo com cada caso.

Por isso alguns cuidados são necessários durante essa estação do ano:

⦁ Utilizar shampoo e condicionador adequados para o seu tipo de cabelo e fazer hidratações para manter os fios saudáveis;

⦁ Tomar banho com água morna, pois água muito quente danifica o couro cabeludo, podendo causar descamações, queda de cabelo e desidratação;

⦁ A oleosidade é natural no inverno, por isso evite usar cremes muito gordurosos;

⦁ Caso realizar o uso de secador, proteger os fios antecipadamente;

⦁ Dormir com o cabelo úmido não é recomendável;

⦁ Massagear o couro cabeludo durante o banho, auxiliando na circulação e oxigenação, acelerando o crescimento dos fios.

O Brasil vem se destacando nessa área, devido a grande diversidade de tipos de cabelos dos brasileiros, há aprofundamento nos estudos e conhecimentos a respeito.

É importante consultar um médico profissional, ele saberá cuidar e indicar o melhor tratamento para cada tipo de problema. Se você ficou interessada, entre em contato com o Dr. Amilton Macedo e agende uma consulta.